Na China antiga fazia-se pouca distinção entre filosofia, religião, ciência e medicina. Os textos clássicos da Medicina Chinesa eram permeados de ideias provenientes do Naturalismo, do Taoísmo, do Confucionismo e de outros ramos do pensamento filosófico religioso. Tais textos constituem-se nas principais bases teóricas da Medicina Chinesa.
O Naturalismo e o Taoísmo afirmam que, os seres humanos, são uma parte integral da Natureza e do Tao e, não a criação de um ser divino sobrenatural e buscavam a melhor maneira dos seres humanos estarem em conformidade com as leis da natureza e, a natureza de fato, determinou as metáforas essenciais para os conceitos fundamentais da filosofia chinesa.
O QUE É O TAO?
O Tao é considerado o modo como o universo age ou a ordem da natureza e determina, o modo ou o caminho que a humanidade deve viver. O SUWEN, o Clássico Interno do Imperador Amarelo, afirma que:
Foram os estudos dessas mudanças e transformações que levou à percepção de que a unidade do Tao era dividida em Yin e Yang.
O QUE É YIN E YANG?
Yin e Yang é o princípio do antagonismo pelo qual o princípio único de todas as coisas - o Tao - pode se materializar no mundo físico. Então, quando o Tao quer se manifestar, ele faz isso pelo antagonismo Yin e Yang e quando se materializa no mundo físico, se transforma em Yin e Yang.
Yin e Yang são dois estágios opostos de um movimento cíclico, um transmutando-se constantemente no outro, assim como o dia origina a noite e, vice-versa. Todos os fenômenos do universo alternam-se, em movimentos cíclicos com altos e baixos e, a alternância de Yin e Yang, é a força motriz de sua mudança e seu desenvolvimento.
Yin e Yang também representam dois estados opostos do processo de mudança e transformação, de tudo que existe no universo, porque tudo passa por fases dentro de um ciclo e, nesse processo, sua forma também muda. Por exemplo, a água do rio durante o dia sob o calor, transforma-se em vapor. Quando anoitece e começa a esfriar, ela se transforma em água novamente. Portanto, os estados opostos de condensação e dispersão das coisas não são independentes entre si, mas um origina o outro.
A relação e a interdependência de Yin e Yang podem ser representados por um símbolo muito conhecido:
TAI JI
Os pontos principais dessa interdependência são:
- que, embora, sejam estágios cíclicos opostos ou estados opostos de densidade da matéria, formam uma unidade e são complementares;
- o Yin contém a semente do Yang e o Yang contém a semente do Yin;
- nada é totalmente Yin ou totalmente Yang; e
- o |Yin transforma-se em Yang e, vice-versa.
- tonificar o Yang;
- tonificar o Yin;
- eliminar Yang em excesso; e
- eliminar Yin em excesso.
- Oposição: ela evidencia-se nas estruturas Yin e Yang oponentes do corpo humano, nas qualidades Yin e Yang oponentes dos órgãos e, acima de tudo, na sintomatologia contrastante de Yin e Yang;
- Interdependência: ela aparece perfeitamente nas funções dos órgãos internos, por exemplo, os órgãos Yin e Yang são muito diferentes nas suas funções mas dependem um do outro para o desempenho das suas funções;
- Consumo mútuo: sob a perspectiva fisiológica, é um processo normal que mantém o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo, mas, sob o ponto de vista patológico, Yin e Yang podem aumentar além dos níveis normais e podem00 provocar o consumo de sua qualidade oposta; e
- Inter transformação: o entendimento dessa transformação é muito importante para a prevenção de doenças, porque se soubermos como alguma coisa pode se transformar em seu oposto então, podemos evitar isso e conseguir um equilíbrio, que é a essência da medicina chinesa.
- eles simbolizam cinco qualidades intrínsecas e estados diferentes dos fenômenos naturais;
- simbolizam cinco direções diferentes de movimento de fenômenos naturais;
- cada elemento representa uma estação do ciclo anual, com exceção do Elemento Terra que, no ciclo sazonal, é posicionado no centro pois corresponde ao final de cada estação;
- suas diversas interações são elementos essenciais ao próprio conceito de Cinco Elementos: cada elemento é gerado por um e gera outro e, cada elemento controla outro e é controlado por um; e
- Por último, o sistema de correspondência é típico do pensamento chinês antigo, quando os filósofos viam a relação entre diversos fenômenos e qualidades diferentes dentro do micro e macro cosmo e os associavam a um determinado elemento.
Na fisiologia, a relação entre os Cinco Elementos são semelhantes ao modelo de relações entre os órgãos internos e entre eles e os diversos tecidos, órgãos do sentido, sons, odores, sabores e cores. Em patologia, o modelo dos Cinco Elementos oferece um padrão importante e clinicamente útil para entender as relações patológicas entre os órgãos internos.
No diagnóstico essa aplicação está baseada principalmente na correspondência entre os elementos e cor, odor, sabor e som. Desses a observação das cores é mais importante e ela é observada principalmente na face, pois a prevalência de uma das cinco cores pode indicar desequilíbrio no órgão correspondente. Por exemplo, uma face predominantemente esverdeada pode indicar desequilíbrio no elemento Madeira, que corresponde ao Fígado e à Vesícula.
No tratamento a Teoria dos Cinco elementos aplica-se:
a) De acordo com Ciclos que são:
- Ciclo de Geração;
- Ciclo de Controle e Dominância;
- Ciclo de Contra Dominância; e
- Ciclo Cosmológico