Fundamentos Filosóficos da Medicina Tradicional Chinesa

     Na China antiga fazia-se pouca distinção entre filosofia, religião, ciência e medicina. Os textos clássicos da Medicina Chinesa eram permeados de ideias provenientes do Naturalismo, do Taoísmo, do Confucionismo e de outros ramos do pensamento filosófico religioso. Tais textos constituem-se nas principais bases teóricas da Medicina Chinesa.

O Naturalismo e o Taoísmo afirmam que, os seres humanos, são uma parte integral da Natureza e do Tao e, não a criação de um ser divino sobrenatural e buscavam a melhor maneira dos seres humanos estarem em conformidade com as leis da natureza e, a natureza de fato, determinou as metáforas essenciais para os conceitos fundamentais da filosofia chinesa. 

O QUE É O TAO?

    O Tao é considerado o modo como o universo age ou a ordem da natureza e determina, o modo ou o caminho que a humanidade deve viver. O SUWEN, o Clássico Interno do Imperador Amarelo, afirma que:

" O SUPREMO TAO É IMPERCEPTÍVEL, SUAS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES SÃO INFINITAS."

    Foram os estudos dessas mudanças e transformações que levou à percepção de que a unidade do Tao era dividida em Yin e Yang.

O QUE É YIN E YANG?

    Yin e Yang é o princípio do antagonismo pelo qual o princípio único de todas as coisas - o Tao - pode se materializar no mundo físico. Então, quando o Tao quer se manifestar, ele faz isso pelo antagonismo Yin e Yang e quando se materializa no mundo físico, se transforma em Yin e Yang.

    Yin e Yang são dois estágios opostos de um movimento cíclico, um transmutando-se constantemente no outro, assim como o dia origina a noite e, vice-versa. Todos os fenômenos do universo alternam-se, em movimentos cíclicos com altos e baixos e, a alternância de Yin e Yang, é a força motriz de sua mudança e seu desenvolvimento.

    Yin e Yang também representam dois estados opostos do processo de mudança e transformação, de tudo que existe no universo, porque tudo passa por fases dentro de um ciclo e, nesse processo, sua forma também muda. Por exemplo, a água do rio durante o dia sob o calor, transforma-se em vapor. Quando anoitece e começa a esfriar, ela se transforma em água novamente. Portanto, os estados opostos de condensação e dispersão das coisas não são independentes entre si, mas um origina o outro. 

     A relação e a interdependência de Yin e Yang podem ser representados  por um símbolo muito conhecido: 


                                                     TAI JI 
                                  O SUPREMO ABSOLUTO

    Os pontos principais dessa interdependência são:

  • que, embora, sejam estágios cíclicos opostos ou estados opostos de densidade da  matéria, formam uma unidade e são complementares;
  • o Yin contém a semente do Yang e o Yang contém a semente do Yin;
  • nada é totalmente Yin ou totalmente Yang; e
  • o |Yin transforma-se em Yang e, vice-versa.

  
O YIN E O YANG NA MEDICINA CHINESA

    O conceito de Yin e Yang é provavelmente a teoria mais importante e característica da medicina chinesa. Poderíamos afirmar que toda a medicina chinesa, sua patologia, sua fisiologia, seu diagnóstico e tratamento pode ser reduzido em todos os seus aspectos na teoria e fundamental de Yin e Yang.

    Quanto ao tratamento, todas as estratégias resumem-se em 
  • tonificar o Yang;
  • tonificar o Yin;
  • eliminar Yang em excesso; e
  • eliminar Yin em excesso.
   
    Quanto a aplicação dos quatro princípios Yin e Yang temos:
  • Oposição: ela evidencia-se nas estruturas Yin e Yang oponentes do corpo humano, nas qualidades Yin e Yang oponentes dos órgãos e, acima de tudo, na sintomatologia contrastante de Yin e Yang;
  • Interdependência: ela aparece perfeitamente nas funções dos órgãos internos, por exemplo, os órgãos Yin e Yang são muito diferentes nas  suas funções mas dependem um do outro para o desempenho das suas funções;
  • Consumo mútuo: sob a perspectiva fisiológica, é um processo normal que mantém o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo, mas, sob o ponto de vista patológico, Yin e Yang podem aumentar além dos níveis normais e podem00 provocar o consumo de sua qualidade oposta; e
  • Inter transformação: o entendimento dessa transformação é muito importante para a prevenção de doenças, porque se soubermos como alguma coisa pode se transformar em seu oposto então, podemos evitar isso e conseguir um equilíbrio,  que é a essência da medicina chinesa.

OS CINCO ELEMENTOS OU CINCO MOVIMENTOS 

     A teoria dos Cinco Elementos foi elaborada praticamente na mesma época e pela  mesma escola filosófica que desenvolveu a teoria Yin / Yang -  a Escola Yin e Yang ou Escola Naturalista.
    Ao longo da história, houveram vários modelos diferentes da teoria dos Cinco Elementos. Alguns originados da sua aplicação na agricultura ou na política e, a ideia de que toda a natureza é governada por Yin e Yang e pelos os Cinco Elementos, está na essência da medicina chinesa . Elas representam um salto histórico na medicina, pois a visão da doença causada por espíritos malévolos deu lugar à uma visão naturalista da doença, algo associado ao estilo de vida.

     Os Cinco Elementos são:

e representam as qualidades fundamentais de toda a matéria no universo.

    Quanto à natureza dos Cinco Elementos, podemos dizer que:
  • eles simbolizam cinco qualidades intrínsecas e estados diferentes dos fenômenos naturais;
  • simbolizam cinco direções diferentes de movimento de fenômenos naturais;
  • cada elemento representa uma estação do ciclo anual, com exceção do Elemento Terra que, no ciclo sazonal, é posicionado no centro pois corresponde ao final de cada estação;
  • suas diversas interações são elementos essenciais ao próprio conceito de Cinco Elementos: cada elemento é gerado por um e gera outro e, cada elemento controla outro e é controlado por um; e
  • Por último, o sistema de correspondência é típico do pensamento chinês antigo, quando os filósofos viam a relação entre diversos fenômenos e qualidades diferentes dentro do micro e macro cosmo e os associavam a um determinado elemento.

OS CINCO ELEMENTOS OU CINCO MOVIMENTOS NA MEDICINA CHINESA

    Na fisiologia, a relação entre os Cinco Elementos são semelhantes ao modelo de relações entre os órgãos internos e entre eles e os diversos tecidos, órgãos do sentido, sons, odores, sabores e cores. Em patologia, o modelo dos Cinco Elementos oferece um padrão importante e clinicamente útil para entender as relações patológicas entre os órgãos internos. 

    No diagnóstico essa aplicação está baseada principalmente na correspondência entre os elementos e cor, odor, sabor e som. Desses a observação das cores é mais importante e ela é observada principalmente na face, pois a prevalência de uma das cinco cores pode indicar desequilíbrio no órgão correspondente. Por exemplo, uma face predominantemente esverdeada pode indicar desequilíbrio no elemento Madeira, que corresponde ao Fígado e à Vesícula.

    No tratamento a Teoria dos Cinco elementos aplica-se:

 a) De acordo com Ciclos que são:

  • Ciclo de Geração;
  • Ciclo de  Controle e Dominância; 
  • Ciclo de Contra Dominância; e
  • Ciclo Cosmológico








b)  De acordo com os Cinco Pontos de Transporte, que são pontos específicos no corpo humano que correspondem aos Cinco Elementos -  os SHU ANTIGOS, que estão localizados ao longo dos Doze Canais Regulares entre o cotovelo e a ponta dos dedos, ou entre os joelho e ponta dos dedos. 

    Na fitoterapia e dietoterapia cada alimento ou erva tem um determinado sabor que está relacionado a um elemento. Por exemplo, se um órgão está doente por excesso deve-se evitar o consumo do sabor correspondente à ele. Outro exemplo, o sabor salgado corresponde ao elemento Água e Água, no Ciclo de Controle controla Fogo, por essa razão o consumo em excesso de sal pode prejudicar o Elemento Fogo que corresponde ao Coração.