O nosso corpo é dotado um sistema cardiovascular que é formado pelo coração e vasos sanguíneos que são responsáveis pelo transporte de sangue, levando nutrientes e oxigênio para as nossas células e transportando os resíduos metabólicos até o seu local de eliminação.
O nosso corpo tem também um sistema nervoso, que é um conjunto formado por ligações nervosas e órgãos, com a função de captar informações, mensagens e demais estímulos externos e respondê-los, bem como comandar os movimentos voluntários e involuntários.
Na Medicina Chinesa temos Canais, que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, com a função de transportar Energia - o QI, na sua forma sutil e rarefeita através de todo o corpo.
Cada Canal tem um trajeto superficial onde estão localizados os pontos de acupuntura e um Canal profundo na cavidade abdominal e torácica entre os órgãos internos .
Tais sistemas de Canais são formados por :
- Doze Canais principais ou Meridianos;
- Doze Canais Musculares;
- Doze Canais Divergentes;
- Dezesseis Canais de Conexão;
- Oito Vasos Maravilhosos; e
- Doze Regiões Cutâneas.
A teoria dos Canais é um componente fundamental dos princípios básicos da Medicina Chinesa e, a teoria Yin e Yang e a dos Cinco Elementos tiveram grande influência no seu desenvolvimento .
Os princípios básicos da teoria dos Canais foram desenvolvidos há aproximadamente dois mil anos, porém, o entendimento da teoria foi desenvolvido continuamente pelos médicos ao longo dos séculos, pois a prática médica também evoluiu.
Como os Canais foram descobertos e como a teoria dos Canais desenvolveu-se são fontes de debates. Vários fatores contribuíram para o seu desenvolvimento:
- a observação de que a sensação da inserção da agulha durante o tratamento de acupuntura, tendia a se mover em uma linha;
- a observação de que pontos com as indicações semelhantes para tratamentos, tendiam a ficar localizados em uma linha ao longo de determinadas regiões do corpo;
- as observações do corpo humano de antigos profissionais de anatomia e fisiologia;
- a observação, do movimento do Qi sentido no corpo durante a prática do QI GONG; e
- e a conexão entre os locais de doença e os pontos distantes utilizados nos tratamentos.
O que são os Pontos de Acupuntura?
Por Pontos ou Acupontos entende-se, literalmente, buracos ou aberturas que pode ser estimulados pela acupressão por massagem como no Tui Na, Shiatsu, Do-in e na Acupuntura pela punção de agulhas.
Nos Canais de Energia estão localizados todos os 365 pontos de Acupuntura. Além desses pontos, existem uma quantidade considerável de pontos chamados Extras, que são pontos que estão fora dos Canais de Energia.
Os Pontos de Acupuntura podem atuar:
- Localmente;
- Regionalmente;
- Com o respectivo órgão ou víscera; e
- Por funções especiais.
Quanto à estratégia de escolha dos pontos, podem ser:
- Pontos locais: são pontos situados diretamente na região da doença;
- Pontos regionais: são pontos situados nas proximidades da região da doença; e
- Pontos distais: são pontos situados distantes da região da doença, mas que possuem efeitos terapêuticos sobre a doença, seja diretamente ou por meio de uma relação dentro dos sistemas de canais.