ESSÊNCIA - JING

Em Medicina Tradicional Chinesa, o termo "Essência" ocorre em três contextos diferentes, com significados ligeiramente diversos:

Essência Pré-Celestial:

A concepção é uma combinação de energias sexuais do homem e da mulher para formar o que os chineses antigos chamavam de "Essência Pré-Celestial", ou "Essência Pré-Natal", do ser humano  recém concebido.

 Essa Essência nutre o embrião e o feto durante a gravidez e também é dependente da nutrição derivada dos Rins da mãe. É ela que determina a estrutura constitucional básica, a força e vitalidade de cada indivíduo.




Como é herdada dos pais no momento da concepção, a Essência Pré-Celestial é qualitativa e quantitativamente "fixa". Entretanto, ela pode ser afetada positivamente, mesmo que não aumente quantitativamente.

A melhor forma de afetar positivamente a Essência Pós-Celestial de um indivíduo é buscando estabelecer equilíbrio em suas atividades diárias:

  • Equilíbrio entre trabalho e repouso;
  • Contenção da atividade sexual; e
  • Dieta balanceada.
Porém, qualquer irregularidade ou excesso nessas esferas tende a diminuir a Essência Pós-Celestial. 

Outro método, de afetar positivamente a Essência Pré-Celestial é por meio de exercícios respiratórios e de técnicas como o Tai Ji Quan e Qi Gong. 


Essência Pós-Celestial

Essa é a Essência refinada e extraída dos alimentos e dos líquidos pelo Estômago e Baço depois do nascimento. A medida que o bebê recém-nascido começa a nutrir-se e respirar, seus Pulmões, Estômago e Baço passam a funcionar para produzir Qi a partir dos alimentos, bebidas e do ar (Qi dos Alimentos).

Desse modo, a Essência Pós-Celestial, ou Pós-Natal, não é um tipo especial de Essência, mas simplesmente um termo geral usado para indicar as Essências produzidas pelo Estômago e Baço depois do nascimento, em contraste com a Essência Pré-Celestial antes do nascimento.


Essência do Rim

A Essência do Rim desempenha um papel extremamente importante na fisiologia humana. Ela origina-se da Essência Pré-Celestial e da Essência Pós-Celestial.

A Essência do Rim também é uma energia hereditária que determina a constituição de um indivíduo, contudo, por interagir com a Essência Pós-Celestial é reposta por ela.

Essa Essência é armazenada nos Rins, mas também circula por todo o corpo, principalmente nos oito Vasos Maravilhosos.

Funções da Essência dos Rins:  

  • Crescimento, reprodução e desenvolvimento:
A Essência é a substância orgânica que forma a base do crescimento, da reprodução, do desenvolvimento e do envelhecimento. 

Nas crianças, ele controla o crescimento dos ossos, dentes e cabelos; o desenvolvimento normal de cérebro; e a maturação sexual. Na puberdade, controla a função reprodutiva e a fertilidade.

 O declínio natural da Essência durante nossas vidas acarreta a deterioração natural da energia sexual e da fertilidade. O próprio envelhecimento é um processo de declínio da Essência.

  • Base do Qi do Rim:
 A Essência do Rim é necessária à transformação do Yin do Rim em Qi do Rim ( Qi Original) por meio da ação aquecedora do Yang do Rim.

  • Produz a Medula:

 Na Medicina Tradicional Chinesa o conceito de Medula é diferente do que é aceito pela medicina ocidental, e não corresponde diretamente à medula óssea. Portanto, "Medula" é uma substância que constitui a matriz comum da medula óssea, do cérebro e da medula espinal: não há um equivalente na medicina ocidental. 

Por essa razão, a Essência é extremamente importante para a saúde da medula óssea, do cérebro e da medula espinal.  Quando a Essência do Rim está fraca, o cérebro não pode receber nutrição e o indivíduo pode se queixar de falta de concentração e memória e apresentar tontura e sensação de vazio.

  • Base da força constitucional: 
A Essência determina nossa força e resistência constitucionais básicas aos fatores patogênicos externos. Embora o Qi Defensivo seja o principal responsável pela proteção contra os fatores patogênicos externos, ele também tem sua raiz na Essência do Rim e dela deriva sua força.

  • Base dos "Três Tesouros":

 Essência (Jing), Qi e Mente (Shen), são as três substâncias físicas e psíquicas fundamentais de um ser humano. Por essa razão, também são conhecidas como "Três Tesouros". Também representam três estados diferentes de condensação de Qi; A Essência é o mais denso, o Qi o mais rarefeito e a Mente o mais sutil e imaterial.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, Essência e Qi são os fundamentos essenciais da Mente. Quando Essência e Qi estão saudáveis e exuberantes, a Mente é feliz e isso possibilita uma vida saudável e feliz. 

Quando a Essência e Qi estão deficientes, a Mente necessariamente irá sofrer. Desse modo, A Mente saudável depende da força da Essência, que é armazenada nos Rins, bem como do Qi, que é produzido pelo Estômago e Baço. Em outras palavras, a Mente depende das Essências Pré-Celestial e Pós-Celestial.