Minha História

                                                               " Não importa onde você parou, em que momento da vida você se cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar ".

  Como cheguei até aqui 

Nasci em Itajubá, sul de Minas Gerais, na  primeira hora, do primeiro dia, da década que entrou para a história como "Anos Rebeldes" ou "Anos Gloriosos": 1960. 

Ijajubá - MG - centro da cidade nos anos 60

Os anos 60 foi um período marcado por grandes transformações em diferentes meios, principalmente no âmbito da moda e do comportamento. Os jovens mostraram que podiam ser protagonistas da História e acreditavam que mudariam os valores de uma sociedade tradicional e conservadora. Mesmo não tendo consciência do que estava acontecendo, de alguma maneira fui "contaminada" por essa "energia" e agora estou aqui, contando minha história.

Minha adolescência foi na década de 70, período de profundas transformações na cultura e sociedade, com eventos que influenciaram  o rumo da história em todo o mundo. Período em que os movimentos sociais e culturais ganharam força: como o movimento feminista, o movimento hippie,  a contracultura ... Ops! Onde eu estava quando tudo isso e muito mais, estava acontecendo?



Estava vivendo em uma pacata cidade do interior. E como não tive acesso a tudo isso? Não tínhamos a INTERNET! Mas vamos ser justos, os ventos da mudança chegavam sim até nós. As vezes como uma leva brisa, mas percebíamos  que as coisas estavam mudando e muito rápido. Mas eu também mudei, mas foi de cidade e de Estado. Mudei com minha família para João Pessoa, na Paraíba, em julho de 1974.

Hotel Tambaú -   João Pessoa - PB ícone dos anos 70

Mal tinha me acostumado com o sol e o mar,  em janeiro de 1977 "caí do mapa" e nos mudamos para União da Vitória, na fronteira do Paraná com Santa Catarina. 

União da Vitória/PR e Porto União/SC - as "gêmeas do Iguaçu"

    Pensou que acabou? Em agosto de 1978, chegamos em Brasília, onde moramos até hoje.

Brasília -DF nos anos 70

Em Brasília começa minha trajetória profissional. Mais precisamente na Universidade de Brasília - UnB, no curso de Educação Física. 

Universidade de Brasília - UnB nos anos 70 

Confesso que minha primeira opção era Arquitetura, mas isso ficou para trás, no passado, assim como todos os que conheci pelos lugares que morei. As distâncias eram grandes demais para manter os vínculos, e como disse, não tínhamos a INTERNET!

Itajubá - João Pessoa
João Pessoa - União da |Vitória

União da Vitória - Brasília

Concluí meu curso em dezembro de 1982. Os anos 80 foi um período bastante marcante para a história do século XX . Podemos  considerar o fim da " idade industrial" e início da "idade da informação". Mas vamos com calma, essa "informação" ainda era para pouquíssimos. Foi especialmente um período de grande efervescência cultural e transformações sociais, políticas e econômicas. 




E foi no meio de crises econômicas que entrei no mercado de trabalho. Primeiro como professora em uma academia de ginástica, depois, em julho de 1985 como professora concursada, na Secretária de Educação do Distrito Federal.

Os anos 90 começam  com uma onda de otimismo no ocidente, uma promessa de maior liberdade, prosperidade e paz. Moda e  música ficaram mais "democráticas", tudo era permitido. Parecia até uma nova era. Parecia.

Agora tínhamos computadores, celulares e INTERNET (que ainda estava um pouco "tímida", mas era um grande começo. E eu? Vivendo e trabalhando. Passei por muitos períodos desafiadores , mas isso é outra história .



 Chegamos no sec. XXI.  Confesso, que quando era adolescente, pensava como seria  o ano 2000 ? O que estaria fazendo? Afinal teria 40 anos, na minha cabeça estaria "velha".

Os anos 2000 chegaram  e com ele a universalização da tecnologia: canais por assinatura, computadores e o ACESSO A INTERNET . Desde então tudo passou a ser visto, ouvido, copiado e divulgado por todos os cantos do mundo.


E no meio de toda essa evolução tecnológica,  percebi que tinha ficado, de certo modo, "acomodada" dentro do meu trabalho. Em 2014, antes de dar encaminhamento da documentação para a aposentadoria, decidi cumprir o tempo que faltava com um estímulo novo: Uma pós-graduação. Queria algo diferente e desafiador, mas teria que ser na área de educação, então escolhi um curso de LIBRAS. Isso mesmo, a língua Brasileira dos Sinais.  Foi uma experiência incrível, mas infelizmente é  algo desafiador mediante as  dificuldades encontradas por muitos brasileiros. O mais importante é que descobri a facilidade do acesso à informação. Como estudar ficou muito mais fácil. A partir daí um "novo mundo" surgiu para mim. Terminei o curso, e acabei ficando mais um ano trabalho. Em janeiro de 2016, me aposentei. E agora?

Fiquei um ano e meio "em casa", mas senti que precisava fazer alguma coisa . Então, resolvi  voltar a estudar - a Acupuntura surgiu na minha vida, mas o que encontrei foi o "universo apaixonante" da Medicina Tradicional Chinesa. Iniciei a pós-graduação presencial em 2017, concluindo em 2019 . Em 2020, quando completei 60 anos, "me presenteei" com o meu consultório.  Assim voltei ao trabalho em 2021. Mas agora é diferente. O ritmo e a motivação são outras. Fazer algo que  além de produtivo pode beneficiar  outras pessoas, é simplesmente gratificante. 

Como iniciei no consultório ainda na pandemia, percebi que precisava fazer algo para divulgar não apenas meu trabalho, mas especialmente a Medicina Tradicional Chinesa. Em janeiro 2022, embora não conhecendo NADA de rede social, comecei meu canal no Instagram. Por que o Instagram? Não sei responder. Depois de um ano com o canal, houve um período que o Instagram estava limitando a duração dos vídeos para postagem, então dei um passo mais ousado, criei também um canal no YouTube.  Embora fazendo tudo de forma "amadora" comecei a perceber que as redes sociais não são "exatamente o meu perfil". Faltava algo para "organizar" meu conteúdo, e enfim, achei o blog. 

E foi assim QUE CHEGUEI ATÉ AQUI!



Cursos complementares:

  • Curso de Aromoterapia - 2017
  • Iridologia - Irisdiagnose - 2019
  • Iridologia -2019
  • Tuiná - 2019
  • Seminário Internacional de Medicina Tradicional Chinesa - 2019
  • Programa APS 100% - Manipulação e Uso de Plantes Medicinais - 2020
  • Acupuntura do Mestre Tung - Linguagem Familiar - 2021
  • Curso de Craniopuntura de Yamamoto - 2021
  • Pulsologia - 2023