Acupuntura

 

ACUPUNTURA

                            

Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e consiste em inserir agulhas em determinados pontos do corpo - acupontos. Sua prática é milenar e a sua técnica foi sendo desenvolvida ao longo dos séculos, principalmente, em relação aos tipos e materiais que eram confeccionados as agulhas. No início as agulhas eram de pedra, ossos ou espinhos. Hoje são de aço inox e são extremamente finas. 

A técnica tem como base da sua construção, a melhora da circulação do QI e do Sangue no  corpo.  Hoje já existem estudos científicos que comprovam que a estimulação, de determinados pontos, vão estimular também áreas do nosso sistema nervoso central, que são responsáveis pela liberação de dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina. Tais substâncias são essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas no nosso corpo e, que também são responsáveis pelas sensações de motivação, alegria, euforia e bem-estar.

ACUPUNTURA DÓI?

Não é para doer, afinal as agulhas são muito finas. Porém, não podemos confundir DOR, com a sensação de punção da agulha ou, com a sensação  causada pelo estímulo adequado de um ponto de acupuntura - o De Qi. Pois são sensações e coisas diferentes.

Mas pode acontecer de doer, afinal temos terminações nervosas em todo corpo. Existem regiões no corpo que são mais sensíveis, tem pessoas que são mais sensíveis e tem dias que nos sentimos  mais sensíveis. O que não pode acontecer após a punção é sentir dor ou qualquer tipo de desconforto. Nesse caso, a agulha tem que ser redirecionada ou recolocada ou ser escolhido um outro ponto com função semelhante em um local menos sensível.  Após a aplicação das agulhas é importante que o paciente sinta-se confortável, sem nenhum tipo de desconforto e, preferencialmente, relaxado. Isso vai contribuir muito para a  eficácia do tratamento.

QUEM PODE FAZER ACUPUNTURA?

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer acupuntura. Inclusive bebês, crianças e gestantes. Nos bebês e nas crianças, o que vai diferenciar é a técnica de estimulação dos acupontos. Obviamente, que não é pela punção das agulhas. As crianças respondem positivamente aos estímulos dos acupontos, mesmo quando o estímulo é  feito com algum objeto pontiagudo e ligeiramente arredondado, como os apalpadores auriculares, por exemplo. Esse estímulo é leve, não perfura a pele, é bem tolerado e os resultados são excelentes.

Nas gestantes, o que vai diferenciar é a escolha dos pontos.  Existem na acupuntura, pontos que são grandes movimentadores de energia - o Qi, e não podem ser utilizados durante à  gestação  quando o bebê está em formação e/ou em desenvolvimento, porque são pontos que tem efeito abortivo. Em contrapartida, no final da gestação, nos últimos dias, principalmente para as mães que optam pelo parto natural, tais pontos são utilizados como reguladores e estimuladores de parto. Temos, por exemplo, o ponto B-67, que é cientificamente comprovado o seu uso para a mudança da posição do feto, ou seja, para que a cabeça do feto fique na posição correta.

Por causa dessas e outras particularidades, é muito importante ressaltar, que a acupuntura pode SIM ser feita em qualquer pessoa e não,  POR  qualquer pessoa. A escolha de um bom profissional é fundamental para evitar riscos.