AURICULOACUPUNTURA

 AURICULOACUPUNTURA

Há 400 anos a.C. nos livros de medicina da China, já consideravam que a orelha não era um simples órgão e que estava relacionada a todos os sistemas do organismo humano.

Em 1572, foi publicado uma obra na China sobre acupuntura, que associava os Canais de acupuntura com a orelha. Essa associação dos pontos auriculares com a acupuntura sistêmica foi sendo intensificada pelos sábios orientais, surgindo assim o sistema de diagnóstico do pavilhão auricular.  

Em 1951, o médico francês Paul Nogier, depois de ficar intrigado com a história de um de seus pacientes, que afirmou, ter sido curado de uma dor ciática terrível, após ter sido cauterizado um ponto no interior de sua orelha por uma curandeira em Marselha -França.
Dr. Paul Nogier

Ele então passou a repetir esse procedimento. Com seu sucesso, intensificou sua pesquisa até que conseguiu mapear a orelha, fazendo a associação de variadas regiões do corpo a pequenos pontos na superfície da orelha. Observou também, a semelhança da orelha com um feto de cabeça para baixo :
Tal sistema foi batizado de AURICULOTERAPIA e foi aproveitado pelos médicos chineses, que séculos depois, revitalizaram a AURICULOACUPUNTURA no seu país.

A Auriculoacupuntura, portanto, é  uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular. Essa estimulação, pode ser feita com agulhas, sementes, cristais, esferas, stipers, moxa, sangria ou digitopressão, pois cada orelha, tem pontos de reflexo que correspondem à todos os órgãos e funções do corpo . Ao efetuar a estimulação de tais pontos, o cérebro recebe um impulso, que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, gerando assim benefícios.

A Auriculoacupuntura, assim como a Acupuntura, atua no âmbito físico, mental  e emocional e, por isso, pode ser recomendada em diversos casos, seja na prevenção ou no tratamento.  Também é recomendada para os pacientes que, por algum motivo, não desejam ou não podem fazer o tratamento com as agulhas de acupuntura. Essa técnica, também é muito  utilizada  como complemento ao tratamento de acupuntura, para que o paciente possa continuar o tratamento em casa.

No pavilhão auricular também pode ser feito o aurículo diagnóstico. Quando um órgão ou suas funções entram em desequilíbrio, a área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentária, que podendo ser uma mancha, uma vascularização, uma secura, um tubérculo ou uma maior secreção sebácea. E também, os pontos auriculares correspondentes, tomam-se extremamente sensíveis ao toque.