Moxabustão e Gua Sha

 MOXABUSTÃO

Moxabustão é uma técnica da Medicina Tradicional  Chinesa, sendo tão antiga quanto a acupuntura. A técnica consiste em aquecer regiões do corpo ou os acupontos, por meio da queima de uma erva medicinal chamada Artemísia. Essa erva é de natureza Yang, muito poderosa,  podendo ser utilizada, também, como fortificante.


GUA SHA

Gua Sha é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste em raspar ou escovar a  superfície do corpo com um auxílio de uma espátula, colher, moeda ou escova para retirar a Energia perversa que penetrou o corpo.

A sabedoria chinesa de "primeiro tratar o exterior para depois tratar o interior do corpo" é utilizada na técnica do Gua Sha. Trata-se o exterior pela raspagem, que faz com que a Energia perversa aflore cada vez mais na superfície, para ser eliminada pelos poros ou pelos acupontos, que são as aberturas dos Canais de Energia. 

Para a Medicina Tradicional  Chinesa as patologias quando recentes, ou seja, quando o corpo é invadido pelos fatores patogênicos externos - Vento, Umidade, Calor, Frio ou Secura, e eles ainda estão alojados em um nível energético superficial, como por exemplo , uma invasão de Vento Frio-Umidade (resfriado) ou um Vento (torcicolo), a técnica do Gua Sha é mais indicada do que nas patologias mais antigas e crônicas. Nesses casos devem ser associadas com a técnica da acupuntura.

A técnica do Gua Sha tem poucas contra indicações, apenas peles que apresentarem queimaduras, abcessos, varizes, verrugas, furúnculos etc., deve-se evitar a raspagem. É  importante frisar que   as equimoses resultantes da técnica do Gua Sha, podem ficar por alguns dias.